Qual planta pode ajudar no tratamento da síndrome dos ovários policísticos?
Estudo revela que compostos da planta usada contra a malária podem ser eficazes no alívio dos sintomas
Um estudo recente, publicado na renomada revista Science, revelou uma descoberta promissora no tratamento da síndrome dos ovários policísticos (SOP). Cientistas descobriram que compostos derivados da planta Artemísia annua, conhecida por ser utilizada no tratamento da malária, podem ser eficazes no alívio dos sintomas da SOP.
A SOP é um distúrbio hormonal que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, causando uma série de sintomas como ciclos menstruais irregulares, infertilidade, acne e excesso de pelos.
Os pesquisadores identificaram que os compostos da Artemísia, chamados artemisininas, atuam inibindo a produção de testosterona, um hormônio que está elevado em mulheres com SOP. Essa redução nos níveis de testosterona ajuda a regular os ciclos menstruais, melhorar a fertilidade e aliviar outros sintomas da doença.
Os animais tratados com artemisininas apresentaram melhora na produção de hormônios, regularização dos ciclos reprodutivos e aumento da fertilidade. Em um estudo com mulheres, o tratamento com diidroartemisinina levou à redução dos biomarcadores da SOP e à regularização dos ciclos menstruais.
A pesquisa sobre a Artemísia destaca a importância de investir em pesquisas sobre plantas medicinais e em tratamentos naturais para doenças crônicas. As informações são do O Globo.