Quinoa: veja 7 principais benefícios da semente para a sua saúde

Quinoa: veja 7 principais benefícios da semente para a sua saúde

Em 2013, a ONU declarou o Ano Internacional da Quinoa para promover o consumo desse alimento e seus benefícios

A quinoa, um grão cultivado na América do Sul há milhares de anos, vem ganhando cada vez mais espaço nas mesas ao redor do mundo. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, a quinoa se destaca por ser um alimento completo e nutritivo, ideal para pessoas de todas as idades e estilos de vida.

A versatilidade da quinoa na cozinha a torna um ingrediente popular em diversas receitas, desde saladas e acompanhamentos até pratos principais e sobremesas. Além disso, seus benefícios à saúde a tornam ideal para quem busca perder peso, controlar o diabetes, aumentar a massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação mais saudável.

7 benefícios da quinoa:

Prevenção da anemia: Com alto teor de ferro, a quinoa pode ajudar a prevenir a anemia ferropriva, estimulando a produção de glóbulos vermelhos.

Fortalecimento muscular: Rica em proteínas e aminoácidos essenciais, a quinoa é fundamental para a regeneração dos tecidos musculares, contribuindo para sua formação e manutenção.

Alternativa para celíacos: Livre de glúten, a quinoa é uma excelente alternativa para pessoas com intolerância ao glúten, podendo substituir a farinha de trigo em diversas receitas.

Regulação do colesterol: Estudos sugerem que a quinoa, quando associada a uma dieta saudável, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, devido à presença de fitosterois e ômegas 3 e 6.

Prevenção de doenças cardíacas: Rica em flavonoides, a quinoa pode contribuir para a redução da mortalidade por doenças cardíacas, segundo pesquisas divulgadas no European Journal of Nutrition.

Controle da diabetes e hipertensão: Pesquisas indicam que a quinoa auxilia no controle da diabetes tipo 2 e da hipertensão devido à presença do antioxidante quercetina.

Auxílio no emagrecimento: Por ser rica em proteínas e fibras, a quinoa prolonga a sensação de saciedade, contribuindo para o controle do peso quando combinada com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.