Após Grazi Massafera admitir congelar óvulos, qual a idade ideal para o procedimento?

Após Grazi Massafera admitir congelar óvulos, qual a idade ideal para o procedimento?

A saúde da mulher e idade estão entre as condições para que os óvulos sejam congelados

Congelar óvulos é um método que muitas mulheres recorrem quando desejam ter uma gravidez tardia, principalmente levando em consideração a chegada da menopausa. O procedimento é indicado não apenas para quem quer adiar a maternidade, mas também para mulheres jovens que recebem diagnóstico de câncer ou que enfrentam menopausa precoce. As informações são do Viva Bem, do UOL.

Recentemente, a atriz Grazi Massafera, de 41 anos, revelou que adotou a prática. “Meus óvulos estão congelados, mas não é uma coisa. [Ele tá] congelado lá. Hoje em dia eu acho que eu priorizo uma relação. Filha eu já tenho. Se for uma relação legal, que for para ser, vai ser. Se não, não. Tá tudo bem, já tenho a Sofia”, declarou a atriz ao podcast Wowcast.

O método se tornou muito popular nos últimos anos, segundo um levantamento feito pela revista Time em 2021. No Brasil, houve um aumento de 11,6% no número de embriões congelados entre 2018 e 2019, conforme o documento.

Não existe contraindicação para o congelamento de óvulos, mas há algumas condições. O ideal é fazer até 35 anos, porque não vale a pena fazer após os 40, de acordo com os médicos.

Também é preciso que a paciente esteja saudável. Entre pacientes obesas e hipertensas, o ideal é que elas percam um pouco de peso e mantenham a pressão estável antes do procedimento. Mulheres fumantes também são aconselhadas a parar com o cigarro para poder congelar os óvulos.

Quem toma pílula anticoncepcional deve suspender o uso medicamento durante a aplicação dos remédios para estimulação ovariana. Após a coleta, a paciente está liberada para voltar a usar o anticoncepcional. Já quem usa qualquer tipo de DIU pode passar pelo procedimento sem precisar retirar o dispositivo.

Em casos oncológicos, o recomendado é que o congelamento seja feito antes do tratamento do câncer. Se a paciente já passou pelo tratamento de quimioterapia, o ideal é esperar pelo menos seis meses para fazer o congelamento.

Outro tipo de paciente que precisa de atenção na hora de optar pelo congelamento de óvulos são aquelas que têm diagnóstico de ovários policísticos. Nesse caso, é preciso que o médico avalie a dosagem de medicamentos, já que mulheres com ovários policísticos têm uma reserva ovariana aumentada, porém óvulos de menor qualidade, na maioria das vezes.