Caqui ajuda a melhorar a visão? Veja benefícios
Sua cor vermelha alaranjada indica a presença de licopeno e betacaroteno
O caqui, originário da China e do Japão, se adaptou perfeitamente ao clima tropical brasileiro. Semelhante ao tomate, possui diversas variedades, todas com alto teor de água e sabor adocicado. Sua textura pode variar de macia a firme, e a casca é delicada.
Os caquis mais moles contêm tanino, que pode causar uma sensação de “amarrar a boca”, por isso, é ideal consumi-los maduros. Com cerca de 70 kcal por 100g, o caqui é rico em vitamina A, C e fibras, além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Sua cor vermelha alaranjada indica a presença de licopeno e betacaroteno, e por conter grande quantidade de frutose, é naturalmente doce.
5 benefícios do caqui para a saúde:
1. Visão: A luteína, zeaxantina e vitamina A do caqui reduzem o risco de doenças oculares como a degeneração macular relacionada à idade.
2. Atividade física: Rico em açúcar, potássio e fibras, o caqui fornece energia, repõe minerais perdidos no suor e aumenta a saciedade.
3. Coração: Os antioxidantes do caqui previnem doenças cardíacas, diminuem a pressão arterial e o colesterol ruim.
4. Estresse oxidativo: O betacaroteno, vitamina C, flavonoides e licopeno combatem a formação de radicais livres e o estresse oxidativo, prevenindo doenças crônicas.
5. Pressão arterial: O betacaroteno, potássio e fibras do caqui ajudam a manter e regular a pressão arterial. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.