Chá de capim-cidreira, hortelã e boldo: quais os benefícios?
O consumo de chás vem crescendo no Brasil, garantindo uma saúde melhor dos consumidores
Seja nas versões quentes ou geladas, os chás conquistam adeptos por suas propriedades funcionais e pela variedade de sabores que proporcionam, tornando-se um convite para um momento de relaxamento e bem-estar.
Estima-se que cada brasileiro consuma cerca de 19 xícaras de chá por ano, colocando o país na 88ª posição no mercado global. Esse aumento se deve à busca por uma vida mais saudável e aos diversos benefícios que os chás podem oferecer.
Diversos estudos comprovam as propriedades funcionais dos chás, que são repassadas de geração em geração, contribuindo para a sua popularidade como bebida saudável.
O capim-cidreira oferece uma ampla gama de propriedades, incluindo antibacterianas, antidiarreicas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, é conhecido por auxiliar na qualidade do sono, prevenir a retenção de líquidos, promover a limpeza da pele e estimular a produção de leite materno.
Já a hortelã é frequentemente empregada no tratamento de problemas digestivos, como má digestão, flatulência, gastrite e cólicas menstruais. Suas propriedades expectorantes também o tornam eficaz no alívio de sintomas de resfriados.
O chá de boldo é reconhecido por sua capacidade de diminuir os efeitos do álcool, além de possuir propriedades analgésicas e digestivas. É recomendado como coadjuvante no tratamento de doenças hepáticas, como hepatite e gastrite. As informações são do Metrópoles.