Copo Stanley tem chumbo? Entenda polêmica das redes sociais
A empresa garantiu que seus produtos atendem aos padrões regulatórios dos EUA e Europa
Os copos e garrafas da marca Stanley geraram polêmica nas redes sociais, especialmente no TikTok dos EUA, onde vídeos revelaram testes caseiros positivos para chumbo. O metal, presente nos produtos, pode causar intoxicação e sérios problemas de saúde.
A fabricante Stanley confirmou a presença de chumbo em seus copos, explicando que o material é utilizado para vedar a base, mas está protegido por uma camada de aço inoxidável, impedindo o contato direto com o consumidor.
A empresa garantiu que seus produtos atendem aos padrões regulatórios dos EUA e Europa, incluindo a Prop65, e são testados por laboratórios credenciados pela FDA.
A intoxicação por chumbo é um problema grave, causando milhões de mortes anualmente, principalmente por doenças cardiovasculares. O elemento está presente em diversos produtos e atividades, tornando-se um desafio para a saúde pública, especialmente para grupos de risco como trabalhadores da mineração.
No Brasil, o Inmetro tem monitorado a presença de chumbo em diferentes setores industriais, identificando avanços na eliminação do metal, embora ainda haja preocupações, como a presença de chumbo em tintas e em uma parcela significativa de joias e bijuterias avaliadas. As informações são do O Globo.
A PROTESTE, pensando no bem estar de seus leitores, fez um teste com copos térmico disponíveis no mercado, veja: