Derrame cerebral: qual é a principal causa do AVC?

Derrame cerebral: qual é a principal causa do AVC?

O AVC muitas vezes é o desfecho de condições como pressão alta, diabetes descontrolada e outras doenças vasculares

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame cerebral, é uma das principais causas de morte e internações em todo o mundo, com mais de 100 mil óbitos no Brasil somente no ano passado.

Diariamente, 12 brasileiros perdem a vida devido a esse evento, que ocorre pelo rompimento ou entupimento dos vasos sanguíneos no cérebro. O AVC muitas vezes é o desfecho de condições como pressão alta, diabetes descontrolada e outras doenças vasculares, sendo tanto genético quanto relacionado a hábitos de vida.

Adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos diários, incluindo uma caminhada regular, e evitar situações estressantes, são medidas preventivas essenciais contra o AVC.

Além disso, uma alimentação balanceada é crucial, fazendo escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de gorduras animais e controlando o colesterol.

O cuidado com a pressão arterial é de extrema importância, devendo ser medida pelo menos duas vezes ao dia. Os valores ideais são de 12/8, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, ao adotar um estilo de vida saudável e monitorar de perto os fatores de risco, é possível reduzir significativamente as chances de um AVC e suas consequências. As informações são do R7.