Goiaba retarda o envelhecimento? Veja 5 benefícios da fruta

Goiaba retarda o envelhecimento? Veja 5 benefícios da fruta

Existem diversas variedades, sendo as mais comuns a de polpa branca com casca esverdeada e a de polpa vermelha/rosada

A goiaba, fruta muito consumida no Brasil, é conhecida por seu aroma característico, sabor marcante e suculência, sendo apreciada tanto in natura quanto em receitas e sucos. Existem diversas variedades, sendo as mais comuns a de polpa branca com casca esverdeada e a de polpa vermelha/rosada com casca amarelada, ambas ricas em fibras, vitaminas, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro.

A goiaba branca é mais rica em vitamina C, enquanto a vermelha contém mais licopeno, um antioxidante essencial para combater os radicais livres.

5 benefícios da goiaba:

Retarda o envelhecimento: O licopeno presente na goiaba vermelha protege a pele contra os raios ultravioletas, prevenindo rugas e incentivando a produção de colágeno. Além disso, suas vitaminas A e C neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Melhora a saúde do coração: A goiaba é rica em fibras, potássio, vitamina C e licopeno, ajudando a manter níveis saudáveis de colesterol e melhorando a saúde cardíaca. O licopeno, com sua alta atividade antioxidante, protege as membranas celulares, prevenindo doenças cardiovasculares.

Proporciona saciedade: O alto teor de fibras na goiaba ajuda a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo, contribuindo para a perda de peso sem comprometer a saúde, devido à sua baixa caloria em comparação com outras frutas.

Recomendada para gestantes: A goiaba melhora o sistema imunológico e a pressão arterial durante a gestação, sendo rica em vitaminas C e E, flavonoides, carotenoides e polifenóis. Seu ácido fólico também previne defeitos no tubo neural do feto.

Aumenta a imunidade: Com quatro vezes mais vitamina C do que a laranja, a goiaba desempenha um papel importante na imunidade, protegendo o organismo de inflamações e infecções. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.