O que é a Chalaza, o fio branco presente nos ovos?

O que é a Chalaza, o fio branco presente nos ovos?

Em ovos frescos, a chalaza inicialmente conecta as extremidades do ovo com fios brancos retorcidos

Ao quebrar um ovo, é comum notar um fio branco entre a gema e a clara, conhecido como chalaza, que tem a função de manter a gema centralizada, evitando deslocamentos durante o desenvolvimento do pintinho em ovos fertilizados.

A chalaza não perde sua utilidade em ovos não fertilizados para consumo. Nestes casos, ela posiciona a gema centralmente, protegendo-a contra impactos mecânicos e sustentando a estrutura do ovo.

Presente em diversos tipos de ovos, não sendo exclusiva da galinha, a chalaza é encontrada, por exemplo, nos ovos de codorna, conforme explica a pesquisadora Helenice Mazzuco, da Embrapa.

Em ovos frescos, a chalaza inicialmente conecta as extremidades do ovo com fios brancos retorcidos. A preservação dessa estrutura indica a frescura do ovo, com um tempo de prateleira recente.

Rico em proteína, a chalaza pode ser consumida. Importante notar que manchas vermelhas no ovo não são chalazas, mas sangue originado em pequenos vasos sanguíneos durante a formação do ovo, não indicando deterioração, mas recomendando cozimento antes do consumo. As informações são do G1.