Ora-pro-nóbis: quantas folhas posso consumir por dia?
As fibras presentes na ora-pro-nóbis contribuem para o controle da glicose sanguínea e melhoram a função intestinal
Classificada como uma Planta Alimentícia Não Convencional, também chamada de PANC, a Ora-pro-nóbis é extremamente rica em ferro, cálcio, fibras e outros nutrientes e vitaminas que podem ajudar na prevenção de doenças e são benéficas para o organismo.
Para colher os benefícios, é essencial consumir a ora-pro-nóbis regularmente. Embora não haja uma dose diária mínima recomendada, nutricionistas sugerem que 100 gramas por dia, equivalente a cerca de 40 folhas ou duas xícaras de chá, proporcionam uma quantidade ideal de nutrientes.
As folhas podem ser incorporadas de diversas formas na alimentação, como trituradas em receitas de sopas, massas, arroz, caldos, feijão, sucos verdes ou chás. Inclusive, adicioná-las cruas em saladas é uma opção.
A nutricionista Rayanne Marques destaca que o consumo diário recomendado ajuda a atingir a quantidade necessária de proteínas, com 22g desse macronutriente a cada 100g da planta. Além disso, a alta concentração de fibras beneficia o controle glicêmico, auxiliando pessoas com diabetes.
As fibras presentes na ora-pro-nóbis contribuem para o controle da glicose sanguínea, melhoram a função intestinal, reduzem o colesterol ruim (LDL) e ajudam na perda de peso, tornando-a uma opção saudável e versátil na dieta. As informações são do Metrópoles.