Pinhão tem fibras e carboidratos? Veja benefícios da planta

Pinhão tem fibras e carboidratos? Veja benefícios da planta

Além de ser apreciado por seu sabor e versatilidade na culinária, o pinhão possui propriedades medicinais pouco conhecidas

Além de ser um tesouro gastronômico, o pinhão desempenha um papel crucial na alimentação da fauna silvestre, fornecendo energia para aves, roedores e mamíferos, e contribuindo para a dispersão das sementes, mantendo o ciclo de vida das araucárias.

A araucária, encontrada em várias regiões do Brasil, é uma espécie monoica, com estruturas reprodutivas masculinas e femininas na mesma árvore. As estruturas masculinas produzem o pólen, enquanto as femininas geram os óvulos que, após a polinização, se desenvolvem em pinhões, que são amplamente utilizados na culinária regional, desde sopas até doces.

Além de ser apreciado por seu sabor e versatilidade na culinária, o pinhão possui propriedades medicinais pouco conhecidas. Rico em nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o pinhão oferece uma série de benefícios para a saúde, incluindo o auxílio na perda de peso e a promoção da saúde cardiovascular.

De acordo com especialistas em plantas medicinais, o pinhão é uma fonte de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo, além de contribuir para a saúde do coração ao reduzir o colesterol LDL e melhorar os níveis de colesterol HDL.

Suas fibras promovem a saúde digestiva e fortalecem o sistema imunológico, enquanto seu consumo também está ligado à sustentabilidade ambiental, ajudando na preservação da araucária, uma espécie ameaçada de extinção. As informações são do G1.