Preciso lavar saladas que vêm embaladas no supermercado?

Preciso lavar saladas que vêm embaladas no supermercado?

Especialistas recomendam a escolha de saladas com selo de qualidade

No verão, muitas pessoas buscam opções leves de refeição, como saladas com carne, sendo as saladas prontas uma escolha conveniente para quem está de férias ou tem uma rotina agitada. Em 2020, dados do Brasil Food Trends indicaram que 34% dos consumidores preferem alimentos minimamente processados

No entanto, a facilidade não substitui a necessidade de cuidados ao escolher essas saladas, considerando não apenas a lista de ingredientes, mas também a higienização adequada.

Apesar de algumas saladas serem pré-lavadas, a nutricionista Daniele Maffei alerta que falhas na higienização podem representar riscos à saúde, mesmo em produtos embalados.

Em uma pesquisa de 2023, Maffei identificou microrganismos causadores de infecções em saladas pré-higienizadas. Mesmo reduzindo o risco, ela sugere uma higienização extra, especialmente para grupos vulneráveis como grávidas, idosos e imunocomprometidos.

Especialistas recomendam a escolha de saladas com selo de qualidade, indicando boas práticas de fabricação, e o processo de irradiação, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde, para estender a vida útil. A preferência por saladas de composição única e a atenção à data de validade e aspecto geral são enfatizadas. 

Em casa, armazenar imediatamente na geladeira, entre 0°C e 4°C, e consumir rapidamente após abertura são práticas cruciais para manter a qualidade.

A higienização correta de folhas, verduras e legumes é destacada, envolvendo etapas como triagem, lavagem em água potável e imersão em solução clorada antes do preparo. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.