Quais os benefícios do alface para a ansiedade?

Quais os benefícios do alface para a ansiedade?

Seu consumo pode contribuir de diversas maneiras para a saúde

A alface, amplamente cultivada e consumida em todo o país, não apenas é uma fonte rica em nutrientes, mas também pode contribuir para reduzir a ansiedade, de acordo com estudos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Com seu cultivo predominante em regiões como Mogi das Cruzes e Ibiúna, a alface é uma hortaliça versátil que oferece uma série de benefícios à saúde, sendo uma das primeiras folhosas introduzidas na alimentação.

Rica em vitaminas, como a niacina, e minerais como fósforo e potássio, a alface também contém lactucina, uma substância com propriedades calmantes e sedativas.

O consumo regular de alface não só fortalece o sistema imunológico, graças à presença de vitaminas A, C e K, antioxidantes, magnésio e potássio, mas também pode contribuir para a saúde ocular, reduzindo o risco de doenças oftalmológicas como a catarata. Além disso, estudos indicam que o consumo regular dessa folhosa pode ter efeitos benéficos no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Para armazenar e preparar adequadamente a alface, é recomendável escolher folhas firmes e brilhantes, evitar aquelas com manchas ou sinais de deterioração. Após a compra, as folhas devem ser higienizadas e armazenadas em sacos plásticos furados na geladeira.

Recomenda-se incluir de seis a doze folhas de alface nas refeições diárias para aproveitar todos os seus benefícios terapêuticos. Com a chegada do inverno, uma sugestão é adicionar folhas de alface picadas às sopas para uma refeição reconfortante e saudável. As informações são da Prefeitura de São Paulo.