Quais peixes você deveria evitar por riscos à saúde?

Quais peixes você deveria evitar por riscos à saúde?

Saiba como fazer escolhas mais seguras para sua alimentação

O consumo de peixes é amplamente reconhecido por seus benefícios à saúde, fornecendo proteínas de fácil digestão e uma variedade de minerais e vitaminas essenciais. No entanto, muitos não sabem que alguns tipos de peixe podem ser contaminados por metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, apresentando riscos à saúde.

Essa contaminação ocorre principalmente devido à poluição ambiental, com metais tóxicos sendo depositados nas águas e, subsequentemente, absorvidos pelos peixes. Peixes predatórios, como cação e tucunaré, que ocupam o topo da cadeia alimentar, tendem a acumular maiores quantidades desses metais.

O consumo excessivo de peixes contaminados pode levar a problemas de saúde sérios, incluindo danos ao sistema nervoso, queda na imunidade e distúrbios renais. Além disso, alguns estudos associaram o consumo excessivo de peixes contaminados a doenças degenerativas.

Para evitar esses riscos, é importante evitar ou limitar o consumo de peixes predatórios, optando por espécies menores e outras fontes de frutos do mar, consumindo-os de forma equilibrada na dieta.

A preferência deve ser dada a peixes de água fria, como salmão, sardinha e bacalhau, que são ricos em ômega-3 e possuem propriedades anti-inflamatórias benéficas para a saúde. Além disso, ao comprar peixes e frutos do mar, é fundamental verificar a qualidade e frescor dos produtos, garantindo uma escolha segura e saudável. As informações são do Cidade Verde.