Romã ajuda no equilíbrio intestinal? Veja 4 benefícios dessa fruta exótica

Romã ajuda no equilíbrio intestinal? Veja 4 benefícios dessa fruta exótica

Descubra a história e os segredos por trás da romã, uma fruta exótica que atravessou séculos e continentes

Conhecida em inglês como pomegranate, a romã recebe seu nome do latim, “pomum” que significa maçã, e “granatus”, que significa com sementes, em referência ao seu formato semelhante à maçã e às muitas sementes que preenchem o fruto. Em hebraico, é chamada de “rimon”, que também se traduz como “sino”, aludindo ao formato característico da fruta.

Repleta de sementes prismáticas envoltas em uma polpa doce e intensamente cor-de-rosa, a romã é uma rica fonte de compostos bioativos, incluindo antocianinas e elagitaninos, que não apenas conferem sua vibrante coloração, mas também estão associados aos benefícios nutricionais da fruta. Complementando sua riqueza, a romã é também uma fonte de vitaminas A, C e E, além de outros compostos como ácido gálico e catequinas.

4 benefícios da romã para a saúde:

Prevenção do câncer: A presença de flavonoides e taninos na polpa e casca da romã está associada a um menor risco de câncer, segundo estudo da revista Nature Communications, devido às propriedades antioxidantes desses compostos.

Combate à diarreia: Os taninos presentes na romã aumentam a absorção de água e reduzem os movimentos intestinais, auxiliando no tratamento da diarreia quando consumidos na forma de chá das cascas da fruta ou do caule.

Saúde do coração: Rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, a romã eleva os níveis de HDL (colesterol bom), reduz triglicerídeos e melhora a circulação sanguínea, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

Equilíbrio intestinal: A vitamina C e os antioxidantes presentes na romã contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, inibindo o crescimento de bactérias prejudiciais e aumentando o número de bactérias benéficas no intestino. As informações são do UOL.