Não basta apenas dormir: você sabia que existem 7 tipos de descanso?

Não basta apenas dormir: você sabia que existem 7 tipos de descanso?

Veja a teoria de Saundra Dalton-Smith, autora do livro Sacred Rest

Uma teoria que tem se popularizado nas redes sociais diz que é possível ter 7 tipos de descanso: físico, mental, emocional, espiritual, sensorial, criativo e social. As informações são do Viva Bem, do UOL.

Apesar de não ter uma validação cientifica, a teoria de Saundra Dalton-Smith, autora do livro Sacred Rest (que ainda não tem tradução para o português), é considerada positiva.

Samantha Sato, coordenadora de psicologia da clínica eCare e neuropsicóloga especialista pela Faculdade de Medicina da USP, aponta que a teoria ajuda, considerando que muitas pessoas têm dificuldade de entender o que é o cansaço e o que é descanso.

Muitas pessoas acreditam que para descansar basta dormir, contudo há outras formas de se livrar da fadiga. Veja quais são os tipos de descanso:

  • Descanso físico

Dormir é a principal forma que conhecemos para descansar, mas o descanso físico não se baseia apenas em dormir, mas também em saber relaxar o corpo através de atividades, como ioga, massagem, alongamento e relaxamento, de acordo com Estácio Amaral, psiquiatra e professor da Universidade Federal da Paraíba.

  • Descanso mental

Estamos o tempo todo sendo bombardeados por informações, estimulando o cérebro constantemente. Por esse motivo, é importante priorizar as pequenas pausas de atividade no dia. Apenas 10 minutos a cada hora de atividade já é o suficiente. Uma forma de descansar a mente é investir em exercícios de respiração ou meditação que ajudam a aliviar a sensação de cansaço.

  • Descanso emocional

O descanso emocional é proporcionado pela expressão dos sentimentos, livremente. Um exercício de não entender que não deve haver preocupação com o outro, nem de ser julgado ou de agradar todo mundo. A terapia pode ser a maior aliada para elaborar emoções e sentimentos, mudando padrões e comportamentos. Leituras e podcasts que falam sobre como viver melhor consigo mesmo também podem contribuir.

  • Descanso espiritual

Espiritualidade não é o mesma coisa que religiosidade. Segundo a psicologia, nenhuma pessoa precisa ter uma religião para experimentar a espiritualidade, embora a religião seja um meio de expressão. Uma conexão com a natureza, por exemplo, já é a aplicação de espiritualidade.

  • Descanso social

Criar uma rede de apoio e dedicar tempo para estar com essas pessoas reduz a quantidade do hormônio do estresse (cortisol), além de estimular a produção de todos os hormônios ligados à felicidade.

  • Descanso sensorial

Celular, luz da tela do computador, buzina, obra do vizinho, mais de cinco reuniões ao dia. O descanso sensorial é o momento de fazer pausas e tentar ficar em silêncio.

  • Descanso criativo

Alimentar o lado criativo com coisas que inspiram. Prestar mais atenção ao momento que se vive ajuda nas funções cognitivas, na memória e com certeza na criatividade.