Versátil, nutritivo e cheio de sabor, o milho é um ingrediente tradicional da culinária brasileira e pode ser aproveitado de inúmeras formas na cozinha. Seja em pratos doces, salgados ou até em bebidas, ele marca presença em diversas receitas regionais e nas festas típicas do país. Rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, o milho verde é uma ótima opção para incluir na alimentação do dia a dia, especialmente quando utilizado em preparações caseiras e naturais.
Entre as maneiras mais saborosas e saudáveis de consumir milho estão receitas como bolo de milho, creme e suco natural, que dispensam ingredientes ultraprocessados e valorizam o sabor original do grão. Essas preparações são simples de fazer, nutritivas e ideais para aproveitar o milho fresco da estação. A seguir, você confere três receitas práticas e deliciosas que vão trazer o melhor do milho verde para a sua mesa.
Suco cremoso de milho verde
Ingredientes:
- 1 e ½ xícara (chá) de grãos crus retirados de cerca de 5 espigas de milho verde
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 e ½ xícara (chá) de água
- ¾ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
- Retire as folhas e os fios das espigas, lave bem e corte os grãos com uma faca, rente ao sabugo.
- Coloque os grãos no liquidificador com 2 xícaras de leite e toda a água. Bata por cerca de 1 minuto, até obter uma mistura bem triturada e uniforme.
- Passe a mistura por uma peneira fina, pressionando bem com uma colher para extrair o máximo de líquido possível. Descarte o bagaço.
- Transfira o líquido coado para uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo baixo. Cozinhe mexendo sempre, por cerca de 20 minutos, até engrossar levemente.
- Retire do fogo e aguarde até a bebida atingir a temperatura ambiente.
- Bata novamente no liquidificador com o leite restante por mais 1 minuto, para deixar o suco bem cremoso. Sirva gelado.
Bolo de milho verde
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de grãos crus retirados de espigas de milho
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar branco
- ¼ colher (chá) de sal
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
- Remova as palhas e os fios das espigas, lave bem e corte os grãos com uma faca rente ao sabugo. Reserve.
- Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela. Reserve os ovos e os demais ingredientes. Bata as claras em neve e mantenha-as separadas.
- No liquidificador, coloque o milho, o leite, as gemas, a manteiga e os ingredientes secos já peneirados. Bata por cerca de 2 minutos, até obter uma mistura homogênea.
- Despeje a massa em uma tigela e, com uma colher ou espátula, incorpore delicadamente as claras em neve, mexendo com movimentos suaves de baixo para cima.
- Unte uma forma de furo central com óleo e polvilhe com farinha. Despeje a massa e leve ao forno médio (180 °C), pré-aquecido, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos, ou até dourar e firmar bem.
- Espere esfriar levemente antes de desenformar.
Creme de milho caseiro e cremoso
Ingredientes:
- 1 e ½ xícara (chá) de milho verde cozido
- 2 xícaras (chá) de leite integral
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de cebola finamente ralada
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
Modo de preparo:
- Coloque metade do milho no liquidificador, adicione o leite e bata até formar um líquido homogêneo. Passe essa mistura por uma peneira fina para separar o bagaço. Reserve o líquido coado.
- Aqueça uma panela média em fogo médio e derreta a manteiga. Acrescente a cebola ralada e refogue até começar a dourar levemente. Junte o restante dos grãos de milho e tempere com sal.
- Despeje o líquido reservado na panela e misture bem. Deixe ferver e, assim que levantar fervura, reduza o fogo para médio-baixo.
- Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que o creme grude no fundo da panela.
- Transfira o creme para uma tigela ou travessa e sirva quente como acompanhamento.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria completa da Proteste.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.