Berinjela pode ajudar a melhorar o colesterol; veja benefícios

Berinjela pode ajudar a melhorar o colesterol; veja benefícios

Descubra os benefícios surpreendentes desse alimento versátil e aprenda a incluí-lo no seu cardápio

A berinjela se tornou um ingrediente popular em diversas receitas brasileiras e é a escolha ideal para quem busca diminuir o consumo de carne ou reduzir o consumo de carboidratos.

Com apenas 20 calorias por 100 gramas, a berinjela é composta por 96% de água e rica em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais como magnésio, zinco, ferro, cálcio e potássio.

O tipo mais comum é a berinjela de formato alongado, cor roxo-escura brilhante. Mas também existem variedades brancas ou listradas, em forma de pera ou cilíndricas.

Benefícios para a saúde:

  • Auxilia no emagrecimento: A alta quantidade de fibras e o baixo teor calórico, aliados à alta concentração de água, contribuem para a perda de peso. As fibras promovem a saciedade, diminuindo a ingestão calórica.
  • Melhora o funcionamento intestinal: As fibras estimulam o intestino, facilitando a formação das fezes e normalizando o funcionamento intestinal.
  • Diminui o colesterol: A berinjela possui polifenóis, saponinas e glicoalcalóides, que reduzem o colesterol ruim (LDL). As fibras solúveis aumentam a produção de ácidos graxos de cadeia curta no cólon, diminuindo ainda mais o colesterol no sangue.
  • Potencial preventivo contra o câncer: Rica em antioxidantes, a berinjela combate os radicais livres. As antocianinas (especialmente a nasunina), presentes em maior quantidade nas berinjelas roxas, e os fitonutrientes inibem o crescimento de células cancerosas.

As informações são do UOL.