Como o consumo de batata pode diminuir o estresse? Veja 5 benefícios

Como o consumo de batata pode diminuir o estresse? Veja 5 benefícios

Conheça as propriedades nutricionais e os impactos positivos da batata na saúde

A batata, conhecida cientificamente como Solanum tuberosum L., é um elemento básico na culinária global e um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, perdendo apenas para o arroz, o trigo e o milho, de acordo com a Associação Brasileira da Batata.

Além de sua reputação como um alimento básico econômico, a batata também é reconhecida por suas excelentes propriedades nutricionais. Composta por uma grande quantidade de água e fibra alimentar, ela é uma fonte valiosa de carboidratos essenciais para fornecer energia no dia a dia.

Além disso, seu perfil nutricional é enriquecido com uma variedade de vitaminas e minerais vitais para a saúde, incluindo potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. Essa combinação de nutrientes faz da batata não apenas uma opção acessível, mas também uma aliada poderosa para uma dieta equilibrada e saudável.

5 benefícios da batata para a sua saúde: 

Reduz o estresse e melhora o sono: A batata contém GABA, um composto que atua como hormônio no corpo, reduzindo o estresse e promovendo noites de sono mais tranquilas.

Beneficia a saúde cardíaca: Rica em fibras, vitamina C e vitamina B6, a batata ajuda a prevenir doenças cardíacas ao controlar a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim. O potássio presente na batata é essencial para manter o ritmo cardíaco normal.

Melhora a função cerebral: Com altas quantidades de cobre, ferro e nutrientes como manganês, potássio e vitaminas B6 e C, a batata impulsiona a atividade cerebral, melhorando o aprendizado e a memória. Seu alto teor de carboidratos também garante energia para o bom funcionamento dos neurônios.

Previne o câncer: Os antioxidantes presentes nas batatas, como flavonoides e carotenoides, ajudam a neutralizar os radicais livres no organismo, reduzindo o risco de desenvolver câncer, especialmente de fígado e cólon.

Promove a saúde da pele: As vitaminas C e do complexo B, juntamente com minerais como potássio, magnésio, zinco e fósforo presentes na batata, são essenciais para a saúde da pele. Consumir batatas pode ajudar a prevenir problemas de pele, como acne e psoríase, além de proteger contra danos causados pelo sol, poluição e fumaça. As informações são do UOL.