Comer lichia ajuda no sono? Veja 5 benefícios da fruta

Comer lichia ajuda no sono? Veja 5 benefícios da fruta

Ela é uma aliada para quem busca emagrecimento, promovendo a saciedade e auxiliando na redução da ingestão calórica

A safra da lichia, que se estende de dezembro a janeiro, oferece uma fruta versátil, consumida in natura, em sucos, chás e doces. Por trás de sua casca vermelha e polpa branca, a lichia revela diversos benefícios à saúde, sendo uma fonte rica em vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Destaca-se a vitamina C, presente em quantidades significativas na lichia, com propriedades antioxidantes essenciais no combate aos radicais livres, contribuindo para a saúde celular e a redução da inflamação. A presença de vitamina C e folato estimula a produção e o funcionamento dos glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo infecções.

Com baixo teor calórico, cerca de 70 calorias a cada 100 gramas, mas rica em fibras e água, a lichia é uma aliada para quem busca emagrecimento, promovendo a saciedade e auxiliando na redução da ingestão calórica. Seu consumo regular pode contribuir significativamente para uma dieta equilibrada e saudável.

5 benefícios da lichia para a saúde: 

Redução da pressão arterial: A lichia é rica em potássio, ajudando a regular a pressão arterial. Seus nutrientes, como folato, vitamina C e ferro, também contribuem para esse benefício.

Pele saudável e protegida: Graças à sua abundância de vitamina C e compostos fenólicos, a lichia protege a pele do envelhecimento precoce, além de oferecer propriedades rejuvenescedoras e protetoras contra os raios UV.

Reforço da imunidade: Com alto teor de vitamina C, a lichia auxilia na prevenção de gripes e resfriados, além de combater doenças crônicas e cardíacas. Seus compostos fenólicos, presentes na casca, também combatem os radicais livres.

Melhora da qualidade do sono: A lichia contém minerais como zinco, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, fundamentais para melhorar o sono e o humor. O magnésio, por exemplo, ajuda na produção de neurotransmissores essenciais para o ciclo do sono.

Controle do diabetes: Compostos como o oligonol e a hipoglicina presentes na lichia auxiliam no tratamento do diabetes, regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, contribuindo para o controle da glicemia. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.