Consumir 2 ovos por dia pode fazer mal para a saúde? Descubra

Consumir 2 ovos por dia pode fazer mal para a saúde? Descubra

Veja dicas de especialistas em nutrição

Os ovos não são apenas práticos e versáteis, mas também oferecem uma série de benefícios à saúde, como a capacidade de ajudar a manter e aumentar a massa muscular, graças à leucina presente na clara, que auxilia na hipertrofia e na prevenção da perda muscular.

Além disso, o consumo regular de ovos pode melhorar a memória, devido à presença de colina, que ajuda na ligação dos neurônios. Ingerir dois ovos por dia é suficiente para garantir a quantidade necessária desse nutriente e potencializar a função cerebral.

Para a saúde dos olhos, os ovos são fundamentais, pois contêm vitamina A e luteína, que ajudam a prevenir doenças como a degeneração macular. A vitamina D presente nos ovos também contribui para fortalecer ossos e dentes.

A melhor forma de consumo, segundo a nutricionista Jéssica Berto, é preferencialmente cozido ou pochê, para preservar todos os nutrientes. Evitar preparações como omelete ou suflês, que podem aumentar as calorias com a adição de outros ingredientes, é recomendado. Quanto aos ovos fritos, o consumo deve ser moderado devido à gordura utilizada no preparo.

E não são apenas os atletas que podem se beneficiar do consumo de ovos: mulheres que planejam engravidar também podem usufruir dos seus nutrientes, especialmente do ácido fólico, essencial para a formação saudável do feto. As informações são do Meio Norte.