É possível comer taioba? Veja como incluir a planta na alimentação

É possível comer taioba? Veja como incluir a planta na alimentação

Rica em fibras, vitaminas e minerais, a taioba se destaca como uma opção saudável e sustentável na alimentação

A taioba, uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), está ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros por ser rica em fibras, vitaminas e minerais.

Ela é uma excelente fonte de fibras, vitaminas A e C, cálcio, ferro, magnésio, manganês, zinco e fósforo. Consumir 100 gramas de suas folhas fornece 25% da necessidade diária de ferro de um adulto. Além disso, é uma opção de baixa caloria, com 46 kcal em 100 gramas de folhas cozidas e 24 kcal em 100 gramas de caule.

Para aproveitar todos os benefícios da taioba, é necessário cozinhá-la para eliminar os oxalatos de cálcio que podem irritar a garganta. É importante diferenciar a taioba comestível da taioba brava, que é venenosa. A taioba comestível tem talo verde, enquanto a brava possui talo arroxeado.

A taioba pode substituir o espinafre ou a couve em diversas receitas. Uma sugestão é cozinhar as folhas na manteiga até virarem um creme, perfeito para acompanhar o arroz.

O consumo de taioba combate a fadiga, o cansaço e a anemia devido ao seu alto teor de ferro. Suas fibras auxiliam na digestão, enquanto as vitaminas A e C fortalecem o sistema imunológico. As informações são do Metrópoles.