Alimentos roxos têm mais benefícios? Veja 4 vantagens
Entenda por que é importante ter mais cor no seu prato com os alimentos roxos
Embora muitas vezes negligenciados, os alimentos roxos são peças fundamentais para uma alimentação saudável e balanceada. Mas não se preocupe, você não precisa abrir mão de outros grupos alimentares para incluí-los no seu cardápio. O segredo está em manter uma dieta rica em variedade e cores vibrantes!
Os alimentos roxos não apenas embelezam o prato como também oferecem uma lista extensa de benefícios para a saúde. Essa cor geralmente está associada a frutas, mas também encontramos diversos vegetais e grãos nessa paleta.
4 benefícios desses alimentos:
- Ricos em antioxidantes: Combatem os radicais livres e previnem doenças.
- Propriedades anticancerígenas: Previnem o câncer e atuam no controle da glicemia.
- Melhora da resistência à insulina: Auxiliam no controle do peso.
- Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios: Promovem a saúde em geral.
Exemplos de alimentos roxos:
- Açaí: Superfruta rica em antioxidantes, fibras e ácidos graxos saudáveis.
- Uva roxa: Reduz a pressão arterial, promove a saúde dos vasos sanguíneos e contribui para a diminuição do colesterol LDL.
- Beterraba: Rica em açúcar, ferro e antioxidantes, especialmente betacaroteno e vitamina C. Excelente fonte de fibras e folato.
- Repolho roxo: Fonte de vitamina K e antioxidantes, que promovem a saúde dos ossos e da pele. Rico em fibras, pró-vitamina A e vitamina C.
- Berinjela: Aliada no emagrecimento, pois é baixa em calorias e rica em fibras. Seus compostos auxiliam na redução da absorção de gordura pelo organismo.
As informações são do Metrópoles.