Grão-de-bico: descubra os nutrientes da leguminosa

Grão-de-bico: descubra os nutrientes da leguminosa

Conhecido por suas propriedades nutritivas, o grão-de-bico é uma leguminosa popular que ganha cada vez mais espaço

O grão-de-bico é uma leguminosa popular na culinária mediterrânea que está se tornando cada vez mais famoso no Brasil por ser possível encontrá-lo facilmente no mercado em diversas formas: pré-cozido, desidratado, cru, em farinha e em conserva.

Em 100 gramas de grão-de-bico cozido, há apenas 116 calorias, além de proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D e K. É também uma boa fonte de cálcio, fósforo e gorduras saudáveis.

O tipo de grão-de-bico mais cultivado no Brasil é o Kabuli, de cor bege e casca fina e leve. No entanto, existem outras variedades com tons preto, verde ou vermelho.

Ele ajuda a prevenir doenças cardíacas por ser rico em magnésio e potássio. Esses nutrientes ajudam a controlar a pressão arterial, um fator de risco para problemas cardíacos.

Além disso, o grão-de-bico também é benéfico para a saúde feminina, por ser uma boa fonte de ácido fólico, importante para gestantes e para o desenvolvimento do tubo neural do feto. Suas proteína e fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e reduzir o desejo por alimentos pouco saudáveis. As informações são do UOL.

Giovana

author avatar
Giovana