Ora-pro-nóbis: existe contraindicação para o consumo da planta?
Apesar da falta de contraindicações, é recomendado um consumo moderado
Em 2023, a ora-pro-nóbis ganhou destaque devido aos seus benefícios nutricionais, sendo rica em proteínas, fibras, ácido ascórbico, cálcio, ferro e outros nutrientes. Essa planta alimentícia não convencional (Panc) demonstra contribuições para emagrecimento, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da saúde óssea, redução do colesterol e prevenção da diabetes.
As folhas da ora-pro-nóbis podem ser incorporadas em diversas receitas, como sopas, massas, arroz, caldos, feijão, sucos verdes e chás. Adicioná-las cruas em saladas também é uma sugestão.
Não há, até o momento, estudos publicados que indiquem riscos ou contraindicações para o consumo da ora-pro-nóbis, de acordo com a nutricionista Mariana Ferrari Fernandes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Apesar da falta de contraindicações, é recomendado um consumo moderado da planta. A sugestão geral é de 100 gramas por dia, equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.
A nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, destaca a importância da ora-pro-nóbis no controle glicêmico, devido à sua alta concentração de fibras, sendo benéfica para pessoas com diabetes. As informações são do Metrópoles.