Por que algumas pessoas perdem peso mais rápido?

Por que algumas pessoas perdem peso mais rápido?

Cientistas japoneses desvendam o papel crucial da PGC-1⍺ no emagrecimento e no combate à diabetes tipo 2

A fórmula para a perda de peso sempre foi um enigma para muitos. Enquanto alguns emagrecem com facilidade, outros lutam contra a balança por anos. Agora, cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, podem ter encontrado uma peça importante desse quebra-cabeça: a proteína PGC-1⍺.

A PGC-1⍺ é uma molécula sinalizadora produzida nos músculos e está relacionada à resposta do corpo ao exercício. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado seu papel na queima de gordura e no crescimento muscular.

O estudo, publicado na revista Molecular Metabolism, revelou que existem três tipos de PGC-1⍺: “a”, “b” e “c”. As versões “b” e “c” têm função semelhante à “a”, mas são produzidas dez vezes mais durante o exercício, o que potencializa seus resultados.

Para investigar o papel da PGC-1⍺ na perda de peso, os cientistas usaram ratos geneticamente modificados para não ter as proteínas “b” e “c”. Ao analisar o crescimento muscular, a queima de gordura e o consumo de oxigênio em diferentes tipos de exercícios, os pesquisadores descobriram que sem as proteínas “b” e “c”, os ratos não se adaptavam ao estímulo do exercício, consumindo menos oxigênio e queimando menos gordura.

Em humanos com diabetes tipo 2, a resistência à insulina e a obesidade estavam associadas a níveis mais baixos de PGC-1⍺. Quanto mais das proteínas “b” e “c” os participantes tinham, menor era a porcentagem de gordura corporal e maior o consumo de oxigênio.

Os pesquisadores ainda estão investigando como as versões “b” e “c” da PGC-1⍺ são produzidas durante o exercício. O objetivo é encontrar formas de aumentar a produção dessas proteínas, o que poderia levar ao desenvolvimento de novas abordagens para o tratamento da obesidade. As informações são do Metrópoles. 

Giovana

author avatar
Giovana