Qual é o melhor peixe? O de água doce ou salgada?

Qual é o melhor peixe? O de água doce ou salgada?

Conheça as opções mais nutritivas e saborosas para incluir em suas refeições e potencializar sua saúde

Os peixes são amplamente recomendados por profissionais de nutrição como uma fonte de proteína de alta qualidade e gorduras saudáveis, como o ômega-3. Camila Monteiro, nutricionista, destaca que esses nutrientes oferecem benefícios como redução do risco de doenças cardiovasculares e inflamação, além de auxiliar na redução do colesterol e triglicerídeos.

A escolha do tipo de peixe a ser consumido pode ser influenciada pelo paladar individual. Enquanto peixes de água doce, como o tambaqui e o pintado, são mais gordurosos e têm um sabor “terroso”, os peixes de água salgada, como o atum e o salmão, são mais salgados e possuem uma carne mais leve, segundo a nutricionista Stephani Kopiack Renz.

Para preservar os nutrientes dos peixes durante o preparo, é recomendado consumi-los grelhados, assados, ensopados ou crus, evitando frituras. Além disso, o uso de temperos como alho, coentro, curry e cúrcuma pode potencializar os benefícios à saúde, adicionando propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Na hora de comprar peixes frescos, é importante verificar sua qualidade. Escamas brilhantes e firmes, carne firme ao toque e coloração rosada ou vermelha brilhante nas guelras são sinais de frescor. Optar por peixes frescos garante a preservação do sabor e dos nutrientes essenciais.

Dentre as opções de peixes, o salmão se destaca por sua riqueza em nutrientes como ômega-3, ferro, potássio e vitaminas A, B e D, beneficiando a saúde do coração, ossos e sistema imunológico. Outras opções saudáveis incluem o atum, linguado, tambaqui e pirarucu, cada um oferecendo uma variedade de nutrientes essenciais para uma dieta equilibrada e saudável. As informações são do Extra.