Qual versão da ora-pro-nóbis não pode ser consumida crua?

Qual versão da ora-pro-nóbis não pode ser consumida crua?

oxalato, presente na OPN rosa, dificulta a absorção de minerais

A ora-pro-nóbis (OPN) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, popularizada por seu alto valor nutritivo. Ela pode ser consumida de diversas maneiras, como em tortas, sopas, refogados, sucos e chás.

A OPN oferece variedade na cozinha, podendo ser utilizada fresca, cozida, refogada, em sucos e chás, ou como base de tortas na forma de farinha.

Existem três tipos de variedades dessa planta: branca, rosa e dourada. A versão rosa (Pereskia grandifolia) contém oxalato e, por isso, não deve ser consumida crua.

O oxalato, presente na OPN rosa, dificulta a absorção de minerais e, em grandes quantidades, pode prejudicar os rins. Para reduzir o oxalato, lave as folhas em água corrente e cozinhe por cerca de 2 minutos ou refogue-as.

O cozimento destrói toxinas e torna as folhas mais macias, porém, é importante descartar o caldo do cozimento, pois as toxinas se dissolvem nele.

A OPN é rica em nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, combatem a anemia, regulam a pressão arterial e auxiliam na perda de peso. Inclua-a na sua dieta e desfrute de seus benefícios! As informações são do Metrópoles.