5 benefícios da farinha de aveia

5 benefícios da farinha de aveia

A substituição da farinha de trigo por alternativas saudáveis, como a farinha de aveia, é uma opção viável

A farinha de trigo, devido às etapas de processamento industrial, perde parte de seu valor nutricional e contém glúten, tornando-se inadequada para celíacos e indivíduos com sensibilidade ao glúten. Para aqueles com restrições alimentares ou buscando uma dieta mais equilibrada, a substituição da farinha de trigo por alternativas saudáveis, como a farinha de aveia, é uma opção viável.

Ela não apenas é livre de glúten, atendendo às necessidades de quem tem intolerância, mas também oferece benefícios nutricionais adicionais, como a presença de fibras solúveis que ajudam no controle do colesterol e da glicemia, tornando-a uma escolha mais saudável para diversas receitas e preparações culinárias.

5 benefícios da farinha de aveia:

Livre de glúten: A farinha de aveia é segura para celíacos e pessoas com sensibilidade ao glúten, pois não contém essa proteína em sua composição, embora possa conter traços de trigo, centeio ou cevada.

Reduz o colesterol ruim: Suas fibras solúveis, especialmente a beta-glucana, diminuem a absorção de gorduras que elevam o colesterol LDL, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Controle da glicemia: As fibras da aveia prolongam a absorção dos carboidratos, mantendo os níveis de glicemia equilibrados no sangue, enquanto suas propriedades antioxidantes estimulam a ação da insulina.

Alto valor nutricional: Comparada à farinha branca, a farinha de aveia é mais rica em proteínas, fibras, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Regula o intestino: Suas fibras insolúveis estimulam os movimentos intestinais, promovendo a formação do bolo fecal e prevenindo a constipação, além de atuarem como prebióticos e auxiliarem na absorção de nutrientes. As informações são do site Minha Vida.