Chá de hibisco ajuda na retenção de líquidos? Veja 5 benefícios
O hibisco pode interferir na ação de alguns medicamentos, como anti-hipertensivos e paracetamol
O chá de hibisco, feito a partir da flor da planta Hibiscus sabdariffa, conquista paladares com seu sabor agridoce e aroma floral. Mas, além de ser uma bebida deliciosa, o hibisco oferece uma gama de benefícios para a saúde, comprovados por pesquisas e pela tradição medicinal que o acompanha há séculos.
Ele se destaca como um aliado no processo de emagrecimento. Estudos indicam que ele pode reduzir a formação de células de gordura, bloqueando a ação da enzima amilase, responsável pela conversão do amido em açúcar. Essa combinação contribui para a diminuição do acúmulo de gordura abdominal e nos quadris.
Causado pela retenção de líquidos, o inchaço pode ser combatido com o consumo de chá de hibisco. Sua ação diurética, impulsionada pela presença de quercetina, aumenta a produção de urina, eliminando toxinas e o excesso de água retida no corpo.
Os antioxidantes do hibisco, especialmente as antocianinas, atuam na prevenção do câncer. Pesquisas demonstram que o consumo da planta pode reduzir o risco de tumores de boca, mieloma múltiplo e até mesmo de estômago.
O chá de hibisco é um excelente aliado no controle da pressão alta. As antocianinas presentes na flor combatem a hipertensão, prevenindo doenças cardiovasculares.
A riqueza em antioxidantes do hibisco protege as células contra os radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce. Um estudo realizado com ratos comprovou que o extrato da planta aumentou as enzimas antioxidantes e reduziu os efeitos dos radicais livres em até 92%. As informações são do UOL.