Dá para usar ora-pro-nóbis nos cabelos? Quais os benefícios?
Ao atuar profundamente na fibra capilar, a planta promove a hidratação dos fios
A Ora-pro-nóbis, uma trepadeira originária do Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais, não é só uma fonte rica em proteínas como também é classificada como uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), sendo muito usada em dietas vegetarianas e veganas. Além de ter benefícios para o organismo, a planta também apresenta pontos positivos para o cabelo, pele e unha.
Estudos do International Journal of Molecular Sciences destacaram a ação antioxidante e antibacteriana da ora-pro-nóbis como sendo muito benéfica, já que essa característica pode proteger o cabelo contra micoses, tíneas e outras infecções no couro cabeludo.
A alta concentração das vitaminas A, B, C, além de minerais como cálcio, zinco e ferro, conforme apontado em pesquisa no Plant Foods Hum Nutr, faz da ora-pro-nóbis uma aliada na regeneração capilar, auxiliando na recuperação de fios danificados. Graças às suas vitaminas e minerais, ela mostra-se eficaz no tratamento de alopecias do tipo eflúvio telógeno nutricional, o tipo mais comum de queda de cabelo.
Ao atuar profundamente na fibra capilar, a planta promove a hidratação dos fios, resultando em cabelos mais fortes e saudáveis. O médico tricologista Misael Do Nascimento destaca, para o site Minha Vida, a alta concentração de aminoácidos essenciais e não essenciais, além do poder antioxidante.
O especialista também recomenda o uso da planta, na forma de óleo ou consumo oral, cru ou cozido, nos cabelos. Entretanto, ele adverte sobre os perigos das receitas caseiras encontradas na internet, ressaltando a importância da avaliação de um especialista diante de questões capilares complexas.
Misael destaca que, embora existam respaldos científicos para o consumo como alimento ou extração como óleo, cada caso é único e deve ser avaliado individualmente.