Kombucha queima gordura? Veja novo estudo

Kombucha queima gordura? Veja novo estudo

Essa bebida fermentada pode transformar seu metabolismo e saúde

O kombucha é uma bebida fermentada feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva de leveduras e bactérias. Esta bebida, conhecida como scoby, tem ganhado popularidade por seus supostos benefícios à saúde, incluindo a melhoria do funcionamento intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico.

Estudos recentes sugerem que essa bebida pode ter um efeito semelhante ao jejum na queima de gordura. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, publicada na revista científica PLOS Genetics, o kombucha pode ajudar na perda de peso e no metabolismo da gordura.

O modo de ação do kombucha envolve os microrganismos presentes na bebida que colonizam o intestino, contribuindo para a perda de peso. Eles reprogramam o metabolismo da gordura, levando à redução dos estoques de gordura no corpo. Este efeito é associado ao aumento de proteínas que destroem a gordura no intestino, comparável aos benefícios observados com o jejum em humanos.

Outro ensaio clínico revelou que uma dieta rica em alimentos fermentados, incluindo kombucha, aumenta a diversidade do microbioma e diminui a inflamação.

Apesar dos benefícios potenciais, é importante notar que mais pesquisas são necessárias para confirmar os efeitos a longo prazo do kombucha na saúde. É aconselhável consultar um médico antes de iniciar o consumo regular de kombucha, especialmente para quem toma medicamentos. As informações são do Metrópoles.