Suco de uva pode ser mais benéfico do que o vinho tinto? Veja estudo

Suco de uva pode ser mais benéfico do que o vinho tinto? Veja estudo

Estudos recentes destacam os efeitos positivos do suco de uva integral na saúde cardiovascular

O suco de uva, muitas vezes subestimado em relação aos benefícios do vinho tinto, revela-se como uma alternativa saudável e nutritiva. Inicialmente, acreditava-se que o processo de fabricação do suco, que envolve aquecimento e maceração das uvas, reduzia os polifenóis presentes, mas estudos recentes indicam o contrário.

Pesquisas demonstraram que tanto o vinho tinto quanto o suco de uva integral têm efeitos benéficos no endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos, promovendo sua dilatação e protegendo contra a doença arterial coronária.

A cardiologista Silmara Regina Coimbra, do Incor do HC FMUSP, conduziu um estudo revelando que o suco de uva integral pode oferecer os mesmos benefícios que o vinho tinto, sem os riscos associados ao consumo de álcool.

No entanto, é essencial escolher o suco integral, não as versões com sabor artificial, para obter os benefícios nutricionais máximos. A nutricionista Gisele Pontaroli Raymundo ressalta a importância de incluir o suco de uva integral em uma dieta equilibrada, enfatizando que ele não deve ser consumido de forma indiscriminada.

Além disso, é válido considerar os benefícios da uva in natura, que contém uma variedade de substâncias benéficas para a saúde, como catequinas, carotenos e flavonoides. A casca e as sementes da uva, especialmente presentes no vinho e no suco integral, são ricas em antioxidantes, que previnem doenças e protegem o sistema cardiovascular.

A recomendação nutricional é consumir um cacho pequeno de uvas por dia ou substituí-lo por 300 ml de suco de uva integral, divididos entre almoço e jantar, quando a fruta fresca não estiver disponível. Quanto ao vinho tinto, a moderação é fundamental, com recomendação de 120 ml por dia para mulheres e 240 ml para homens, quando não houver restrições. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.