Tomate ajuda na saúde dos olhos? Veja 5 benefícios

Tomate ajuda na saúde dos olhos? Veja 5 benefícios

Conheça as propriedades e vantagens deste superalimento que não pode faltar em sua dieta

O tomate (Solanum lycopersicum), originário da América do Sul, é um fruto amplamente consumido e apreciado em todo o mundo. Pertencente à família das Solanáceas, que inclui vegetais como pimentão, jiló, batata e berinjela, o tomate apresenta uma variedade de tipos comuns, como o tomate carmem, cereja e o italiano.

Além de seu sabor característico, o tomate é reconhecido por sua riqueza nutricional, sendo uma excelente fonte de vitaminas A, B, C, K e diversos minerais essenciais, como fósforo, cálcio, magnésio e ferro.

Destaca-se ainda a presença do licopeno, responsável pela coloração vermelha do fruto e que possui notáveis benefícios para a saúde, sobretudo devido às suas propriedades antioxidantes. Por conta dessas características, o tomate é considerado um alimento funcional, desempenhando um papel significativo na prevenção e tratamento de diversas doenças. Veja alguns benefícios dessa fruta: 

5 benefícios do tomate para a saúde:

Saúde do coração: O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e o estresse oxidativo, diminuindo assim o risco de problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Proteção ocular: Graças à vitamina A, luteína, zeaxantina e licopeno, o tomate é excelente para a saúde dos olhos, combatendo radicais livres e prevenindo doenças da visão.

Regulação intestinal: Com sua alta quantidade de água e fibras, o tomate ajuda a combater a constipação e promove um intestino saudável. A presença da naringenina, um flavonoide com propriedades anti-inflamatórias, também contribui para esse efeito laxativo.

Controle da diabetes: O tomate é uma fonte de cromo, mineral essencial para o metabolismo da glicose. Consumi-lo regularmente pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.

Prevenção do câncer de próstata: Estudos sugerem que o consumo de tomate está associado a uma menor incidência de câncer de próstata, graças ao licopeno. Esse antioxidante inibe a angiogênese, processo que alimenta células tumorais, e seu potencial é maximizado quando o tomate é consumido cozido. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.