Cobertores pesados ajudam a dormir melhor? Ciência responde

Cobertores pesados ajudam a dormir melhor? Ciência responde

Estudos mostram que esses cobertores podem aumentar a produção de melatonina e reduzir a ansiedade

Um estudo recente revelou que os cobertores pesados podem aumentar significativamente a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o ciclo do sono. A pesquisa mostrou que pessoas que dormiram com cobertores pesados apresentaram níveis de melatonina até 32% mais altos do que aquelas que usaram cobertores tradicionais.

A explicação para esse benefício está relacionada à ativação do sistema nervoso parassimpático. A pressão exercida pelo cobertor sobre o corpo estimula esse sistema, responsável por relaxar o organismo e promover o descanso. Ao mesmo tempo, a produção de cortisol, o hormônio do estresse, é reduzida, o que facilita o adormecimento.

A popularização da melatonina em forma de suplemento tem gerado preocupações quanto aos seus efeitos a longo prazo. Embora a melatonina seja um hormônio natural produzido pelo corpo, o uso de suplementos sem acompanhamento médico pode trazer riscos à saúde.

Os cobertores pesados oferecem uma alternativa segura e natural para aumentar a produção de melatonina e melhorar a qualidade do sono. Ao invés de recorrer a medicamentos, é possível obter os benefícios da melatonina de forma natural, através do uso desse tipo de cobertor.

Ao estimular a produção de melatonina e reduzir o estresse, esses cobertores podem melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas que sofrem com insônia e outros distúrbios do sono. As informações são do O Globo.

author avatar
Giovana