Psyllium: quais são as contraindicações? Quem não pode tomar?

Psyllium: quais são as contraindicações? Quem não pode tomar?

Ministério da Saúde adverte sobre riscos e recomendações para o consumo de psyllium

O psyllium é um tipo de fibra solúvel derivada das cascas das sementes da planta Plantago ovata. É conhecido por seus diversos benefícios à saúde, como:

O psyllium pode ser consumido em pó, cápsulas ou comprimidos. A forma de consumo deve ser recomendada por um médico, que poderá determinar a dosagem adequada para cada caso.

A forma em pó do psyllium, quando manipulada, pode desencadear reações nas vias respiratórias, exigindo cuidado durante o manuseio. Portanto, o Ministério da Saúde aconselha uma manipulação lenta e em áreas bem ventiladas, além de recomendar o consumo com grande quantidade de água.

De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de psyllium pode ocasionar efeitos colaterais, como flatulência e dores abdominais. A falta de ingestão adequada de água junto com o psyllium pode resultar em irritação gástrica, inflamação e constipação.

Para aqueles que fazem uso regular de outros medicamentos, é recomendado tomar o psyllium de 30 a 120 minutos antes ou depois, a fim de evitar interferências na absorção das substâncias medicamentosas.

Para ler a matéria completa, acesse o link.