Batata-doce: você sabia que essa raiz pode ajudar a sua visão? Veja benefícios

Batata-doce: você sabia que essa raiz pode ajudar a sua visão? Veja benefícios

Saiba como a batata-doce pode beneficiar sua saúde e contribuir para a perda de peso

A batata-doce é um alimento amplamente consumido e reconhecido como uma fonte de carboidrato saudável, especialmente entre os entusiastas da musculação. Sua versatilidade na cozinha, disponível em diferentes cores e com um sabor levemente adocicado, a torna uma escolha popular para uma variedade de pratos.

Com sua riqueza em fibras alimentares e seu índice glicêmico moderado, a batata-doce pode desempenhar um papel significativo na gestão do peso. Sua capacidade de promover saciedade após as refeições, juntamente com a digestão mais lenta do carboidrato devido às fibras, pode resultar em uma ingestão reduzida de alimentos, potencialmente auxiliando no emagrecimento.

Embora nenhum alimento seja capaz de proporcionar emagrecimento por si só, a inclusão estratégica da batata-doce em uma dieta equilibrada pode contribuir para esse objetivo, oferecendo benefícios adicionais para a saúde.

5 benefícios da batata doce:

Fortalecimento do sistema imunológico: A batata doce, rica em betacaroteno e vitamina C, fortalece o sistema imunológico, atuando como antioxidante e protegendo o corpo contra radicais livres.

Contribuição para o ganho muscular: Como fonte de carboidratos, a batata doce auxilia no ganho de massa muscular, fornecendo energia gradualmente para atividades físicas e evitando fadiga muscular durante os treinos.

Melhora da função cerebral: Estudos sugerem que as antocianinas presentes na batata doce roxa podem proteger o cérebro, reduzindo a inflamação e melhorando a memória, devido às suas propriedades antioxidantes.

Benefícios para a visão: O betacaroteno na batata doce é precursor da vitamina A, importante para a saúde ocular, protegendo a córnea e prevenindo sintomas como cansaço e visão turva.

Redução do risco de câncer: Substâncias antioxidantes presentes na batata doce, como as vitaminas A, C e E, ajudam a proteger as células contra danos causados por radicais livres, reduzindo o risco de câncer, especialmente de câncer colorretal e de bexiga, de acordo com estudos preliminares. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.