Cúrcuma: o que é e quais os benefícios para a saúde?
A cúrcuma é uma planta milenar com usos culinários e medicinais amplamente reconhecidos
A cúrcum é uma planta rizomatosa, parente do gengibre, originária da Ásia. Seu rizoma, a parte subterrânea da planta, é a parte mais utilizada, além de ser rica em curcumina, um composto bioativo responsável por suas propriedades medicinais e cor amarela vibrante.
A cúrcuma é utilizada há milhares de anos na medicina tradicional indiana (Ayurveda) e chinesa por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Devido aos seus benefícios para a saúde, ela tem se tornado um suplemento alimentar popular em todo o mundo.
Além da curcumina, a cúrcuma contém diversos nutrientes como ferro, manganês, cálcio, proteínas e fibras. Estudos científicos têm demonstrado que a curcumina pode auxiliar na redução da inflamação, no combate aos radicais livres, na proteção do cérebro e na melhora da saúde cardiovascular.
A cúrcuma é um ingrediente fundamental na culinária indiana e asiática, conferindo cor e sabor característicos a diversos pratos. Você pode adicionar o pó de cúrcuma a carnes, legumes, sopas e molhos.
A curcumina possui baixa biodisponibilidade, o que significa que o corpo absorve apenas uma pequena parte dela. Por isso, consuma a cúrcuma com alimentos ricos em gordura, como o azeite de oliva, para aumentar sua absorção.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria completa da Proteste.