Quais alimentos fazem bem ao cérebro? Veja lista
Alimentos ricos em vitaminas, antioxidantes e gorduras saudáveis combatem o declínio cognitivo
Uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e gorduras saudáveis protege o cérebro no presente e contribui para uma saúde mais forte no futuro, combatendo o declínio cognitivo relacionado à idade.
Vitaminas do complexo B:
Ovos, folhas verde-escuras, grãos integrais, legumes, carne, peixe, feijão, leguminosas e lentilhas são ricos em vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento das células cerebrais.
Vitamina E e antioxidantes:
Brócolis, nozes, espinafre, sementes, abóbora e azeite de oliva são ricos em vitamina E, um antioxidante que combate os radicais livres, protegendo as células do cérebro. Abacate, kiwi, truta e camarão também são boas fontes de vitamina E.
Flavonoides para memória e aprendizado:
Flavonoides, encontrados em frutas cítricas, frutas e legumes vermelhos e roxos, brócolis, folhas verdes escuras e aspargos, auxiliam na memória e no aprendizado, combatendo a perda cognitiva. Chocolate amargo, aipo, nozes, cebola, salsa, gengibre, chá verde, orégano e alimentos à base de soja também são ricos em flavonoides.
Ômega-3 para a saúde cerebral:
Salmão, cavala, sardinha e outros peixes oleosos são ricos em ácidos graxos ômega-3, que beneficiam o fluxo sanguíneo cerebral, estimulando a memória. Estudos sugerem que consumir peixe duas vezes por semana diminui o risco de demência em até 44%.
As informações são do O Globo.