5 cuidados que toda grávida deve ter no verão

5 cuidados que toda grávida deve ter no verão

Ao descobrir a gravidez, as mulheres se preocupam com a alimentação e outros aspectos que podem afetar a gestação

A gestação é uma fase encantadora, porém, traz consigo diversas alterações no corpo, exigindo cuidados especiais durante o verão. Para enfrentar o calor com tranquilidade, gestantes devem adotar medidas como manter-se hidratadas, evitar a exposição excessiva ao sol, utilizar roupas leves, e cuidar da pele com protetor solar.

Além disso, a alimentação balanceada e evitar lugares muito quentes são essenciais para garantir o bem-estar da mãe e do bebê durante essa temporada desafiadora. Veja quais são os cuidados necessários: 

1. Alimentação regular: Evite enjoos e hipoglicemia mantendo uma alimentação a cada 3 horas. Lanches saudáveis entre as refeições principais são essenciais para garantir o bem-estar durante a gravidez, especialmente em dias quentes.

2. Viagens confortáveis: Use meias de compressão em viagens longas para prevenir problemas circulatórios e trombose. Se viajar de carro, programe paradas a cada 3 horas para caminhar, garantindo uma jornada mais confortável e segura.

3. Proteção solar: Capriche no protetor solar diariamente, pois gestantes são mais propensas ao melasma. Opte por protetores de amplo espectro, com FPS entre 30 e 60, sendo os físicos à base de óxido de titânio e óxido de zinco recomendados durante a gravidez.

4. Troca de roupa de banho: Evite infecções urinárias e proliferação de fungos ao trocar o maiô ou biquíni a cada duas horas. O tecido úmido é propício para bactérias, e manter a região seca é crucial para prevenir complicações.

5. Hidratação com alimentos: Invista em alimentos ricos em água, como pepino, abacaxi, melancia e tomate, para garantir não apenas a nutrição, mas também a hidratação. Atenção ao índice glicêmico de frutas como manga, sendo recomendado o consumo junto a alimentos que equilibrem os níveis de açúcar no sangue. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.

Como deve ser a alimentação durante a gravidez?

Ao descobrir a gravidez, as mulheres se preocupam com a alimentação para garantir a saúde do bebê. Alimentos crus, mal cozidos, peixes crus, carnes cruas e bebidas alcoólicas devem ser evitados, enquanto o consumo de cafeína e açúcar deve ser moderado.

No primeiro trimestre, destaca-se a importância do ácido fólico presente em alimentos como vegetais folhosos e frutas cítricas, no segundo trimestre enfoca ferro e cálcio, encontrados em carnes magras, feijões e laticínios. Chegando no terceiro trimestre, a importância de uma dieta rica em nutrientes para o desenvolvimento do bebê, incluindo fibras para prevenir desconfortos como prisão de ventre e azia é visível. A PROTESTE tem um guia completo sobre alimentação na gestação, clique aqui para ler.