Cúrcuma: quem não pode consumir de jeito nenhum?

Cúrcuma: quem não pode consumir de jeito nenhum?

Entenda como a cúrcuma pode impactar sua saúde e saiba quando deve ser evitada

A medicina tradicional usa a cúrcuma, uma especiaria rica em curcumina, há séculos. Suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas a tornam um poderoso aliado para a saúde.

Apesar de seus benefícios, nem todos devem consumir cúrcuma. Pessoas com determinadas condições de saúde devem ter cautela ao consumir a especiaria ou seus suplementos.

A cúrcuma não é recomendada para pessoas com úlceras gástricas, pois pode irritar a mucosa estomacal. Além disso, indivíduos com alergia à curcumina, problemas nos ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que utilizam anticoagulantes devem evitar seu consumo.

O uso da cúrcuma não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças, pois os efeitos do consumo excessivo durante essas fases da vida ainda não são completamente conhecidos e podem causar riscos à saúde.

Antes de incluir a cúrcuma em sua dieta, especialmente se você tiver alguma condição de saúde pré-existente ou estiver tomando medicamentos, é fundamental consultar um médico. Eles poderão avaliar seus caso individualmente e indicar a dosagem adequada.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria completa da Proteste.

author avatar
Giovana