Edamame: que é, quais os benefícios e como consumir?

Edamame: que é, quais os benefícios e como consumir?

Rico em proteínas, vitaminas e fibras, o edamame reduz o colesterol ruim e melhora o trânsito intestinal

O edamame, também conhecido como soja-verde, é um alimento rico em nutrientes e com sabor levemente adocicado, originário da Ásia, mas que se popularizou no mundo ocidental.

Ele é uma excelente fonte de proteínas e potássio. Além disso, possui um alto teor de vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, tornando-o um alimento nutritivo e benéfico para a saúde.

O consumo de edamame pode ajudar a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) em até 33%, conforme indicado por pesquisas. Sua riqueza em fibras contribui para o bom funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal. A presença de isoflavonas no edamame é especialmente benéfica para mulheres na menopausa, ajudando a manter os níveis de estrogênio e amenizando os sintomas associados a essa fase.

Além de seus efeitos sobre o colesterol e o intestino, o edamame fortalece o sistema imunológico, ajuda no controle da pressão arterial e pode prevenir doenças crônicas. Esses benefícios fazem do edamame um excelente complemento para uma dieta saudável.

No Brasil, o consumo de edamame é mais comum entre descendentes de asiáticos, mas sua versatilidade culinária permite que ele seja utilizado em diversas preparações. As informações são do Receitas, da globo.