Kombucha pode ajudar no tratamento da diabetes tipo 2? Veja estudo
Embora os resultados sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para confirmar o papel da kombucha
Um novo estudo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, sugere que a kombucha pode ser uma aliada no combate à diabetes tipo 2. A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Nutrition, demonstra que o consumo regular da bebida pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com a doença.
A kombucha é uma bebida fermentada à base de chá, açúcar e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras. Essa combinação única a torna rica em probióticos, compostos bioativos e outros nutrientes benéficos para a saúde.
Estudos anteriores em animais já haviam indicado que os probióticos presentes na kombucha podem influenciar o metabolismo e modular os níveis de açúcar no sangue.
A pesquisa envolveu 12 voluntários com diabetes tipo 2. Durante quatro semanas, eles consumiram kombucha diariamente no jantar. Em seguida, durante outras quatro semanas, beberam uma bebida placebo com sabor e aparência semelhantes. Todos os participantes seguiram a mesma dieta durante o estudo.
Ao final do experimento, os exames de sangue realizados antes do café da manhã revelaram uma queda significativa na glicemia entre os participantes que consumiram kombucha. A média de glicose no sangue dos voluntários após um mês bebendo a bebida caiu de 164 para 116 miligramas por decilitro. Já o grupo que consumiu o placebo não apresentou alterações relevantes. As informações são do Metrópoles.