Pasta de amendoim só serve para fazer doces? Veja benefícios para a saúde

Pasta de amendoim só serve para fazer doces? Veja benefícios para a saúde

Descubra como esse ingrediente versátil transcende o sabor junino e se torna um poderoso aliado

A pasta de amendoim, queridinha dos americanos e cada vez mais popular no Brasil, é feita a partir do amendoim torrado, moído e combinado com outros ingredientes que complementam o sabor e a textura. Mais do que um simples docinho para matar a vontade de doce, ela é rica em nutrientes que beneficiam a saúde.

Embora muitos temam seu alto teor calórico, a pasta de amendoim oferece gorduras “do bem”, minerais como magnésio, ferro e zinco, antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteínas.

Ideal para quem pratica exercícios físicos e busca definição muscular, a pasta de amendoim também contribui para a perda de peso, pois promove saciedade e auxilia na prevenção de doenças. O magnésio presente na pasta ajuda na melhora da saúde óssea, reduzindo a perda óssea, principalmente em mulheres após a menopausa.

Apesar de ser calórica, a pasta de amendoim contém ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que auxilia na queima de gordura localizada e na redução do peso. Rica em “gordura do bem”, ela ajuda a controlar o colesterol ruim e os triglicérides, além de conter fitosteróis, ácido cumárico e resveratrol, antioxidantes que, em conjunto com a vitamina E, previnem doenças cardíacas.

Opte por versões sem adição de açúcar e conservantes. Consuma com moderação, pois, apesar de seus benefícios, a pasta de amendoim ainda é calórica. As informações são do UOL.

Giovana