Por que comer repolho aumenta os gases? Descubra
Descubra como esse alimento, rico em vitaminas e fibras, pode ser um aliado na prevenção do câncer
O repolho, rico em vitaminas, minerais e fibras, é um alimento nutritivo que oferece diversos benefícios à saúde. No entanto, ele também é conhecido por causar gases devido à presença de aminoácidos sulfurosos que fermentam no intestino.
Mas antes de excluí-lo do seu cardápio por causa disso, saiba que o repolho também contém indol-3-carbinol (I3C), um composto que estudos recentes associam à prevenção do câncer de cólon.
Em um estudo realizado pelo Instituto Francis Crick, em Londres, foi observado que ratos com uma dieta rica em I3C (também presente no brócolis e na couve) apresentavam menor propensão a desenvolver tumores e inflamação no cólon. O I3C ativa uma proteína chamada receptor aril hidrocarboneto (AhR), que atua na prevenção de inflamações intestinais e, consequentemente, no desenvolvimento de câncer.
O estudo também demonstrou que o I3C desacelerou o crescimento de tumores em ratos que já apresentavam a doença.
Embora a genética seja um fator de risco para o câncer, estudos como este comprovam que podemos reduzir as chances da doença através de uma alimentação rica em vegetais como o repolho.
Enquanto pesquisas em amostras de intestino humano ainda estão em andamento, você já pode incluir o repolho na sua dieta e aproveitar seus benefícios. Mas lembre-se: moderação é a chave para evitar os gases indesejáveis! As informações são da Super Interessante.