Qual é o jeito certo de consumir ora-pro-nóbis?

Qual é o jeito certo de consumir ora-pro-nóbis?

Seu cultivo é simples, podendo ser feito em vasos grandes ou canteiros

Conhecida como ‘carne verde’, a ora-pro-nóbis é uma fonte surpreendente de proteína, com suas folhas contendo cerca de 22% de proteína na matéria seca. Seu nome científico, Pereskia aculeata miller, contrasta com o nome popular, ‘ora-pro-nóbi.

A ora-pro-nóbis oferece diversas formas de consumo, desde as folhas picadas em refogados e saladas até o aproveitamento do caule, broto e flores em pratos culinários. Sua versatilidade na cozinha é amplamente reconhecida, permitindo que seja incorporada de maneiras criativas em diversas receitas.

Anteriormente cultivada como cerca viva, a planta encontrou seu caminho até a mesa dos brasileiros. Seu cultivo é simples, podendo ser feito em vasos grandes ou canteiros, adaptando-se a diferentes condições de luz e solo, o que a torna uma opção acessível para quem deseja cultivá-la em casa.

Além do consumo das folhas frescas, a planta pode ser processada para fazer farinhas utilizadas em diversos preparos. Seus frutos também têm seu lugar na culinária, sendo utilizados na preparação de geleias, sucos e compotas, ampliando ainda mais suas possibilidades gastronômicas.

A ora-pro-nóbis está disponível para compra em diferentes formas: fresca, desidratada ou na forma de farinha. É encontrada em feiras de rua, lojas de produtos naturais e até mesmo pode ser cultivada em casa, oferecendo uma solução acessível e nutritiva para aqueles que buscam diversificar sua alimentação.

Para ler a matéria completa, acesse este link.