Amora realmente alivia os sintomas da menopausa? Veja benefícios

Amora realmente alivia os sintomas da menopausa? Veja benefícios

A amora é rica em vitaminas e minerais, aliada do coração, imunidade e bem-estar

A amora, com seu sabor doce e levemente ácido, é uma fruta popular e apreciada no mundo todo e, além de deliciosa, a amora é versátil, rica em nutrientes e oferece diversos benefícios à saúde.

A amora é fonte de vitaminas C, A e E, além de minerais como magnésio, fósforo, potássio e cálcio. Ela também é pobre em calorias, com apenas 35 kcal em 100 g da fruta.

As fibras presentes na amora proporcionam sensação de saciedade, controlando o apetite e auxiliando no controle do peso. Já os fitoquímicos, como antocianinas e carotenóides, combatem doenças crônicas como as cardiovasculares, e a vitamina C ajuda a controlar o colesterol e previne o entupimento de artérias.

A vitamina C da amora fortalece o sistema imunológico e ajuda o corpo a lidar com doenças e infecções. Ela também contribui para o raciocínio e o bem-estar, auxiliando na síntese de neurotransmissores como serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina.

Rica em antioxidantes, a amora combate os radicais livres e previne o envelhecimento celular. As antocianinas da fruta também possuem efeito anticancerígeno, controlam a glicemia e previnem doenças cardiovasculares.

Ainda não há comprovação científica de que o chá de amora amenize os sintomas da menopausa. No entanto, alguns estudos em ratos mostraram que o extrato da fruta pode mimetizar ou modular a ação do estrogênio. As informações são do UOL.