Arroz e feijão: por que o consumo é tão importante?
O consumo de arroz e feijão, essenciais para uma alimentação balanceada, está diminuindo entre os brasileiros
Arroz e feijão perdem espaço no prato dos brasileiros, o que é preocupante. Essa dupla imbatível oferece proteínas completas, com todos os aminoácidos essenciais para o corpo, substituindo até proteínas animais.
Além de proteínas, a combinação fornece carboidratos, fibras solúveis, vitaminas e minerais. O feijão, rico em ferro, previne a anemia, enquanto o arroz garante vitaminas do complexo B, importantes para o sistema imunológico e nervoso.
Um estudo da UFMG alerta para a diminuição no consumo da dupla a partir de 2025. Essa mudança, associada à falta de tempo e à cultura de alimentos ultraprocessados, pode levar ao sobrepeso e à obesidade.
Nutricionistas como Larissa Mazzoco reforçam a importância do arroz e feijão. As proteínas e fibras da dupla proporcionam saciedade, controlando a ingestão calórica e auxiliando na saúde intestinal, prevenindo doenças como a constipação.
A combinação contribui para o ganho de massa muscular, pois as proteínas são essenciais para a reparação dos tecidos e construção dos músculos. Além disso, previne a anemia por ser rica em ferro e ácido fólico. As informações são do Metrópoles.