Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Quais alimentos aumentam a serotonina no corpo? Veja 9 opções

A serotonina, neurotransmissor fundamental para o bem-estar, é produzida a partir do aminoácido triptofano, presente em diversos alimentos. No entanto, a conversão do triptofano em serotonina é um processo complexo e influenciado por diversos fatores.

Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, é fundamental para a produção adequada de serotonina. Alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, sementes, castanhas, peixes, ovos e feijões são ricos em triptofano, além de outros nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro, como magnésio, zinco, cromo, vitamina D e vitaminas do complexo B.

Além do consumo de triptofano, outros fatores influenciam a produção de serotonina, como a ingestão de fibras e água. As fibras contribuem para uma microbiota intestinal saudável, o que, por sua vez, influencia a produção de serotonina.

A genética desempenha um papel importante na regulação dos níveis também, já que variações genéticas podem afetar a produção e o transporte desse neurotransmissor. Além disso, fatores como estilo de vida, estresse e doenças crônicas também podem influenciar os níveis de serotonina.

Em casos de deficiência de serotonina, o tratamento pode envolver uma combinação de abordagens, incluindo:

As informações são do UOL.

Tags