Caqui: qual é a quantidade diária ideal de consumo da fruta?
Rico em vitaminas, minerais e fibras, o caqui é benéfico para o coração, visão, e sistema imunológico
O caqui é uma excelente fonte de fibras que ajudam o intestino e de vitaminas A e C. Ele também possui sais minerais como manganês, magnésio, cálcio e fósforo, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.
No Brasil, existem vários tipos de caqui, todos ricos em água e nutrientes essenciais. Cada 100g de caqui contém cerca de 70 calorias, sendo importante para quem é diabético consumir a fruta com moderação devido à sua alta concentração de frutose.
Consumir caqui faz bem para o coração, pois seus antioxidantes auxiliam no bom funcionamento cardiovascular. Além disso, o betacaroteno presente na fruta ajuda a controlar a pressão arterial. Para a visão, o caqui é benéfico por conter vitamina A, luteína e zeaxantina, que reduzem o risco de doenças oculares.
O caqui também é ótimo para aumentar a imunidade, graças à vitamina C e ao licopeno, que estimulam a produção de glóbulos brancos. Além disso, o betacaroteno no caqui ajuda a combater o estresse.
Devido aos seus muitos benefícios, é recomendado consumir até um caqui por dia para aproveitar seus nutrientes sem exagerar nas calorias e na frutose, especialmente para pessoas com diabetes. As informações são do JC.NE10.